Close Menu

Busque por Palavra Chave

Artes & manhas | A publicidade fake e perigosa do Facebook

Por: Luís Bogo
10/04/2024 12:21 - Atualizado em 15/04/2024 20:42
Tamanho da fonte: A A

Em alguns dos meus momentos de folga, às vezes me ponho a brincar com aqueles jogos gratuitos e sem necessidade de aposta em dinheiro oferecidos pelo Facebook. Puro relaxamento, quando o nível de estresse está elevado e bate a preguiça de pensar.

Porém, como não pagamos nada por este entretenimento, somos obrigados a nos submeter à publicidade ali veiculada, sabendo que em grande parte das vezes trata-se de propaganda enganosa.

Assim, são vendidos remédios e tratamentos extraordinários contra os mais diversos problemas, muitas vezes utilizando imagens editadas, de forma criminosa, de figuras respeitadas em suas áreas de atuação, como o Dr. Drauzio Varella ou apresentadores de telejornais.

Drauzio Varella, depois de ter sua imagem associada a um medicamento anti-inflamatório para tratamento das articulações, fez publicar um vídeo no qual afirma não fazer propaganda de remédios.

A imagem do jornalista Pedro Bial foi utilizada para a venda de um tônico capilar “recomendado” contra a calvície, e ele reagiu: “Olá, gente! Já têm alguns meses que vem circulando na internet um vídeo, deep fake, da minha pessoa, anunciando um suposto produto milagroso contra calvície. A fraude nem é tão bem feita, mas é o suficiente para enganar muita gente”.

Algumas dessas montagens são grotescas, mas é através delas que tomamos conhecimento de chás milagrosos que vão curar diabetes; de uma pajelança que resolverá a impotência e outros problemas de caráter sexual (como o anúncio de uma pílula capaz de fazer com que o pênis ganhe alguns centímetros num passe de mágica); de um curso de ginástica de baixo impacto capaz de acabar com dores lombares; além de publicidades de diversos sites de relacionamento para todos os gostos e bolsos (estas, ao que parece, verdadeiras).

Porém, de todas as peças publicitárias que tive oportunidade de assistir durante estes meus momentos de lazer solitário, a que mais me chamou a atenção foi o lançamento de um perfume assinado pelo capitão Jair Bolsonaro.

Lançado com o preço aproximado de R$ 200 (duzentos Reais), o site promete entrega rápida, e assim descreve o produto: “Feito para os Destemidos - Este perfume é para aqueles que se destacam, para os líderes de hoje e de amanhã. É para o homem que enfrenta desafios de frente, com coragem e convicção. Se você está pronto para deixar sua marca no mundo, o Bolsonaro Signature é sua fragrância”.

Aqui, cabem duas observações: 1) Seria mesmo “destemido” aquele que, diante da possibilidade de ser preso, ao invés de enfrentar o desafio com coragem e convicção, se refugia durante duas noites numa embaixada estrangeira? 2) A fragrância Bolsonaro Signature teria o odor do diesel queimado pelos tanques sucateados que ele fez desfilar no 7 de setembro de 2021 ou o cheiro das penas e dos cocôs das emas que ele alimentava nos jardins do Palácio da Alvorada?

De qualquer forma, fica o alerta: não dê muito crédito à publicidade que você recebe via facebook ou instagram. Mesmo que o produto exista e você venha a recebê-lo, jamais haverá garantia de qualidade.

Este tipo de propaganda é algo que, sem dúvida, não me cheira bem.


Semasa Itajaí
São José - Maio
Unochapecó
Rech
Publicações Legais

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro